More

    Para você:

    Início Quem Aprovou Isso? Anúncio da Heineken nas redes é acusado de assumir tom machista

    Anúncio da Heineken nas redes é acusado de assumir tom machista

    Anúncio de Heineken que uniu imagem de mulher fazendo embaixadinha e texto "hora de deixar para quem sabe" foi criticado por mulheres.

    A Heineken teve um papel fundamental para ajudar o mercado publicitário brasileiro a entender que é possível fazer boa propaganda de cerveja sem utilizar de qualquer estereótipo machista, mas como toda marca, está sempre sujeita a alguma polêmica, principalmente dentro do contexto social vivido hoje. E foi exatamente o que aconteceu com uma pílula veiculada nas redes sociais para sustentar a campanha que celebra o retorno da Champions League.

    No filme que nós encontramos na biblioteca de anúncios do Facebook, a marca mostra uma mulher jogando bola e derrubando um vaso. Após isso, aparece uma mensagem onde se lê “Hora de deixar para quem sabe”. O texto junto com a imagem virou rapidamente motivo de uma interpretação machista por parte do público.

    - Continua depois do anúncio -

    Nós recebemos este vídeo por meio de compartilhamento em um grupo do Whatsapp, onde fica difícil mensurar o tamanho da viralização das críticas. No Instagram de Heineken, um post realizado há 3 horas atrás conta com um comentário cobrando a marca sobre um posicionamento a respeito deste filme: “Quando vão se pronunciar sobre a propaganda vergonhosa e machista que vocês soltaram sobre a Champions????”, diz o comentário, que foi publicado há pouco mais de uma hora e conta com 13 curtidas.

    O vídeo em questão é parte da campanha, que mostra inclusive alguns outros homens em situações muito semelhantes, como caindo sobre arbustos e tentando fazer embaixadinhas com papel higiênico etc. Apesar disso, o vídeo não exibe o texto sobre “deixar para quem sabe” em nenhum momento. Assista:

    O Geek Publicitário entrou em contato com a Heineken por meio de sua assessoria de imprensa, que enviou o seguinte posicionamento, reproduzido na sua íntegra abaixo:

    O filme  “A espera chega ao fim” faz parte da campanha  global da marca que mostra, de forma bem-humorada, a angústia dos apaixonados por futebol durante a suspensão dos jogos devido à pandemia. As imagens retratam as formas divertidas que as pessoas encontraram para passar por esse período sem jogos, dentro de suas casas. Nosso propósito é de celebrar o retorno do torneio, mesmo que de uma forma diferente, sem torcida nos estádios, e convidar todo público, fã de futebol, a voltar a assistir e se inspirar com os atletas lendários da UEFA Champions League. Veja aqui o vídeo completo.
    https://www.youtube.com/watch?v=MOtV5mjYB4w

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Conheça nosso canal no Youtube:

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,597FansLike
    74,531FollowersFollow
    14,200SubscribersSubscribe

    Newsletter

    Receba nossas melhores notícias diretamente em seu e-mail.

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter