Jornal Nacional confirma novo cenário, novo logo e se reformula por completo

Por: Matheus Ferreira

No ar há 46 anos e sabe lá Deus quantos com a mesma cara, o Jornal Nacional revelou hoje uma reformulação completa. O cenário e o novo logo, que já tinham vazado antes finalmente deram as caras, mas a surpresa mesmo ficou por conta do novo posicionamento do programa.

No ano em que a TV Globo comemora seus 50 anos, o novo Jornal Nacional quer deixar de lado aquela aparência engomadinha e sisuda que tanto lhe caracterizou para falar de uma maneira mais dinâmica e próxima de seu público.

novo-jornal-nacional-2015-apresentadores-blog-geek-publicitario

No novo cenário há muito mais espaço. Os jornalistas agora se levantam e andam pra lá e pra cá. O que deu uma levantada no ritmo do noticiário e o deixou mais próximo do que já acontece hoje no Jornal Hoje e Jornal da Globo.

Leia também:  Novo Cartola FC vai levar um jogador a Berlim para assistir Brasil vs Alemanha

Outra marca deste novo JN foi o uso intenso de Steadycam, como são conhecidas aquelas câmeras que ficam presas ao corpo do cinegrafista e permitem maior movimentação pelo cenário. Aparentemente uma forte herança da direção de arte do Entretenimento.

steadycam-jornal-nacional-blog-geek-publicitario
Equipamento onde o cinegrafista acopla a câmera no próprio corpo para ter mais mobilidade no estúdio é conhecido como Steadycam.

Algumas coisas, no entanto, causaram estranheza. Como a segunda câmera que filma o correspondente de lado, pra gerar uma imagem de como se ele estivesse efetivamente ao lado do jornalista que está no estúdio. E o fato dos jornalistas levantarem da bancada e saírem do estúdio enquanto o programa se encerra.

Não, eles não estavam no mesmo estúdio.
Não, eles não estavam no mesmo estúdio.

Logo e vinheta

Se por um lado o noticiário ficou mais descontraído, a identidade visual ficou mais séria. O logo deixou de lado aquele espelhado que vinha ganhando força desde os anos 2000 e deu lugar a uma marca mais simples e discreta.

Leia também:  Encontro com Fátima Bernardes ganha novo logo
evolucao-logo-jornal-nacional-1969-2015-blog-geek-publicitario
Evolução dos logos do Jornal Nacional ao passar dos anos.

Com a vinheta não foi diferente. A composição ficou mais escura e o plano de fundo por trás do “JN” ganhou uma espécie de mapa-mundi, que faz referência ao globo utilizado por muitos anos tanto no estúdio, quanto na própria abertura.

novo-logo-jornal-nacional-2015-blog-geek-publicitario

A Globo, apesar de remar sozinha na liderança da TV aberta no Brasil, tem se esforçado muito para não ficar pra trás. E em uma época onde os jovens assistem cada vez menos TV e ficam cada vez mais diante de tablets e smartphones tem sido um desafio enorme conseguir ao menos manter a audiência.

De fato o William Bonner e todo o pessoal do jornalismo deve acreditar bastante no trabalho que fizeram, afinal ele se despediu dizendo que era o primeiro programa dos próximos 50 anos. Se este é o modelo certo? Ainda é muito cedo pra definir. Mas eu posso dizer que gostei bastante do que vi.

Leia também:  SBT, Record e Rede TV podem sair do ar na TV Paga por tempo indeterminado
jornal-nacional-saída-bancada-fim-blog-geek-publicitario
VLW FLWS!

Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 26. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários