Instagram deixa de exigir corte de imagens e vídeos em formato quadrado

Por: Matheus Ferreira

O Instagram acaba de anunciar o que deve ser uma das maiores mudanças da rede social nestes seus poucos anos de vida: o formato 1:1 (quadrado) está deixando de ser obrigatório.

Isso quer dizer que você poderá postar fotos e vídeos na proporção que quiser sem precisar recorrer a apps de terceiros e coloca “bordas” ou “backgrounds” para isso.

Temos hoje o prazer de anunciar que, além das publicações em formato quadrado, você agora pode compartilhar fotos e vídeos com as orientações retrato e paisagem no Instagram. O formato quadrado tem sido e sempre será parte de nós. Apesar disso, a história visual que você está tentando contar deve estar sempre em primeiro lugar, e queremos tornar fácil e divertido para você compartilhar momentos da maneira que quiser. Ao escolher uma foto ou um vídeo, você agora pode tocar no ícone de formato para ajustar a orientação para retrato ou paisagem em vez de quadrado. A versão de tamanho inteiro será exibida no feed de uma maneira bonita e natural. Para não interferir na grade do seu perfil, a publicação será exibida como um recorte quadrado do centro da imagem.Estamos especialmente entusiasmados com o que essa atualização significa para vídeos no Instagram. Todos os filtros funcionarão em fotos e vídeos e você agora poderá ajustar a intensidade dos filtros também em vídeos. Para saber mais sobre as alterações nas atualizações de hoje, confira o blog.instagram.com. A versão 7.5 do Instagram para iOS está disponível agora na App Store da Apple e a versão 7.5 do Instagram para Android está disponível agora no Google Play.

Posted by Instagram on Thursday, August 27, 2015

Como nem tudo são flores, você não pode exagerar também nos formatos. Como o intuito do Instagram é manter a imagem alcançando as telas dos smartphones de um canto ao outro, os formatos são limitados à proporção mínima 4:5 para imagens em modo retrato e 16:9 quando a imagem estiver em modo paisagem.

Um “print” do Snapchat, por exemplo, ainda exigiria que você selecionasse uma área de recorte. De qualquer forma, as possibilidades são bem maiores agora.

De acordo com o próprio Instagram, a ideia de não restringir o formato veio para facilitar na hora de compartilhar vídeos. Afinal, eles normalmente são feitos em modo paisagem.

instagram-crop-formato-4-5-blog-geek-publicitario

A mudança chega num momento crucial, pois o Instagram está ampliando sua base de anunciantes e, provavelmente, muitos deles não estavam nada contentes em ter que ficar cortando seus anúncios para anunciar na rede.

“O formato quadrado tem sido e sempre será parte de nós. Apesar disso, a história visual que você está tentando contar deve estar sempre em primeiro lugar, e queremos tornar fácil e divertido para você compartilhar momentosda maneira que quiser.”

Novos Filtros

Além das novas opções de formatos, o Instagram também lançou três novos filtros: o Clarendon, Gingham e Moon.

novos-filtros-instagram-clarendon-moon-gingham-blog-geek-publicitario

A partir de quando?

O novo recurso está disponível a partir da versão 7.5 para Android e iOS. E você pode atualizá-lo agora mesmo na Apple App Store ou Google Play.

Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube:

Com informações de: Blog do Instagram (em inglês).

Leia também:  Instagram lança Stickers para celebrar o mês do Orgulho LGBTQ
Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 26. Publicitário e fundador do Geek Publicitário. Falo sobre Publicidade, TV, Design e Tecnologia.

Comentários