Bug no Instagram afeta curtidas e usuários temem mudança de algoritmo

Por: Matheus Ferreira

Desde que o Instagram foi comprado pelo Facebook, em meados de 2011, um grande medo paira sobre os usuários da rede social: será que vão mudar o algoritmo para algo semelhante ao que acontece com o Facebook?

Vira e mexe sai alguma teoria conspiratória dizendo que a rede já está filtrando posts nos feeds de notícia do usuário, mas o boato ganhou mais força hoje, após diversos influenciadores relatarem uma queda brusca no número de curtidas de seus perfis no Instagram.

Pelo Twitter e Facebook diversos usuários relatavam problemas com as curtidas de suas imagens:

“Minhas fotos que desempenhavam ~MAL~ tinham uma média de 4600 Curtidas. Sexta e hoje postei duas fotos que tiveram menos de 200 curtidas*: elas NÃO FORAM EXIBIDAS na timeline das pessoas que me seguem.” disse uma usuária da rede inconformada.

Leia também:  Instagram agora permite que usuários criem enquetes no Stories

“Pessoal, desde ontem percebi uma baixa bastante considerável de curtidas em um Instagram que administro. Hoje postei nele e entrei em dois perfis que o seguem e não apareceu a foto em nenhum dos dois feeds. Vocês estão vivenciando algo parecido?” afirmou outra.

O problema e a solução

Nós entramos em contato com a assessoria do Instagram no Brasil e fomos informados de que realmente ocorreu um bug na plataforma, que aparentemente deixou e mostrar posts para alguns usuários na rede.

Ainda não há muitas informações do que aconteceu exatamente, quantas pessoas foram afetadas, mas o Instagram garante que o erro já foi corrigido e que a plataforma continua sim mostrando as postagens para todo mundo.

“O Instagram não teve mudança alguma, as pessoas recebem 100% do conteúdo de quem elas seguem.”

Demorou, mas o Instagram já até atualizou sua página de suporte, onde listam bugs conhecidos mencionando o problema:

Leia também:  Fat Girls Traveling: o Instagram que quer te fazer viajar com o corpo que você tem
posts-nao-estao-aparecendo-feed-blog-geek-publicitario
“Nós estamos ouvindo relatos de que posts de algumas contas não estão aparecendo para todos os seus seguidores no feed. Nós estamos olhando para o problema e estamos trabalhando ativamente para resolvê-lo.”

Medo do algoritmo do Facebook

O odiado algoritmo do Facebook é uma boa forma de conseguir deixar o feed mais relevante mediante a quantidade de páginas e pessoas que seguimos na rede.

Outras redes, como o Twitter, por exemplo, também têm apostado em outras formas de entregar conteúdo relevante para seus usuários ao invés de apenas apostar na cronologia. Dá pra se dizer que é um mal necessário onde perde-se aqui. Ganha-se ali.

Acreditar que a remoção da cronologia dos posts seja única e exclusivamente uma estratégia de conseguir vender anúncios é desconhecer completamente o intuito de qualquer rede social. Anúncios vão continuar a existir. Com ou sem um feed cronológico.

Leia também:  Páginas do Facebook agora também podem fazer Stories

Não foi desta vez que o Instagram mudou o algoritmo de seus posts. Mas vale a reflexão de que, se um dia isso acontecer, não será assim tão ruim.

Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube

Imagem: 10 FACE / Shutterstock.com

Com amor, GKPB. <3
Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 26. Publicitário e fundador do Geek Publicitário. Falo sobre Publicidade, TV, Design e Tecnologia.

Comentários