A Vida de Robson: que ação misteriosa é essa?

Por: Matheus Ferreira

Frases como “Robson só bebe chopp sem colarinho”, ou “Robson paga a academia, mas nunca vai” começaram a ser vistas em um fundo verde pelos mobiliários urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro sem qualquer assinatura, além de uma página no Facebook chamada A Vida de Robson, que também não tem qualquer menção a nenhuma marca.

A ação chega a lembrar muito o que aconteceu em meados de 2014 com a Smirnoff e sua campanha #UmBrindeAVidaReal, que estampou cidades ao redor do país com frases instigantes e muito mistério. Mas e aí, quem diabos é esse Robson? Ou melhor, de onde será que é esse tal de Robson?

Minha vida nas ruas de São Paulo HAHAHAHAHAHHAHAHAHAA #avidaderobson

A photo posted by Binho (@binhomxt) on

Houve gente que achasse de tudo: que fosse alguma ação da Mentos(?), um novo programa do Multishow e até mesmo uma nova ação da Smirnoff e até mesmo o SUS, porque o perfil paulistano do Sistema Único de Saúde chegou a fazer alguns posts utilizando a mesma identidade visual e hashtag.

Leia também:  Ação da Trident coloca painel interativo na Av. Paulista
campanha-a-vida-de-robson-imagens-moburb
Exemplos de textos utilizados pela campanha e compartilhados no Instagram pelos consumidores. Imagem por @robson_fsilva no Instagram – Reprodução.

Mas de quem é a campanha “A Vida de Robson”?

Atualizado em: 16/10/2016 – 2h43: Aparentemente o mistério foi resolvido. Hoje a página A Vida de Robson fez um post onde finalmente uma empresa se responsabilizou pela criação. Tudo indica que a empresa por trás da ação é a Associação Brasileira de Out of Home.

Robson colecionava figurinhas. Agora, virou um figurão. Quem anuncia em mídia OOH aparece. diz o texto da peça publicada na página. Veja:

Mas e o SUS?

De acordo com as pesquisas que eu fiz aqui, as imagens do SUS aparecem alguns dias depois das imagens do teaser nas peças de mobiliário urbano, o que indica que aparentemente o pessoal do SUS aproveitou o buzz e criou uma campanha de incentivo em cima disso.

Leia também:  Governo Federal erra feio em campanha "Gente Boa Também Mata" - Quem aprovou isso?

Aliás, o SUS não seria a única marca a fazer isso. Diante do mistério, diversas outras marcas também aproveitaram para promover seus produtos, como a Somos Leão, a Cachaça Redentor e a sanduicheria Hall.

Anteriormente nós havíamos levantado a hipótese de que a ação poderia ter a ver com a plataforma Mundo dos Exames, pelo fato de serem responsáveis pelo domínio “A Vida de Robson”. Mas aparentemente eles não tinham nada a ver com a campanha, somente devem ter comprado o domínio também pra se aproveitar da popularidade da campanha.

Veja este e outros destaques em nosso canal no YouTube:

Imagens: reprodução Instagram. Imagem de capa: Marcela Perdigão e Gabriel Mesquita

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 26. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários